terça-feira, 30 de setembro de 2008

A consciência de ser cidadão!



Como principal meta da cidadania devemos ter consciência do nosso voto que é como direito a nossa maior forma de expessão,porém muitas vezes deixamos de lado os nossos ideais por desacreditar que pode haver mudança.
Nos dias atuais somos influenciados por várias pessoas que nos levam a acreditar em promessas falsas e na hora que conquistam o poder não tomam nenhuma atitude pelas pessoas que realmente necessitam.
A principal importância de ser eleitor é acreditar que a mudança é possível e que sempre é possível inovar.Ser eleitor requer atitudes de honestidade e compromisso,pois a responsabilidade de um futuro melhor também é de quem vota.
O eleitor tem como obrigação analisar os candidatos e suas propostas,verificando se realmente suas itenções são verdadeiras e classificando qual é a melhor proposta para a sua população.O voto é a maior forma de expressão de uma população que não está satisfeita com as atitudes tomadas a seu favor e é a partir dele que surge o pedido de mudança.

(Bruna e Lyse)

Eles aprendem muito além!



Os estudantes estão atentos a tudo.Por isso, os professores devem ter consciência de que ensinam muito além de suas palavras.
É possível que um sorriso expresse ternura ou desprezo e o silêncio demonstra sentimento ou recusa.Talvez digamos mais com atitudes que com palavras.Nossos alunos aprendem lições ocultas que reforçam ou negam o que queremos ensinar.Uma criança que brincou na terra e é lavada com carinho aprende a associar higiene a afeto.Outra,maltratada pela mesma razão,pode passar a detestar banhos.Um menino que apanha por agredir outro menor tem sua violência validada e aprende a não bater no mais fraco na presença do mais forte.Um estudante humilhado por estar desatento pode aprender o desrespeito e passar a fingir atenção.
Mais do que as palavras,a atitude do professor promove participação ou passividade,cooperação ou individualismo,esperança ou desalento.
A imagem que projetamos atinge os alunos mais profundamente do que os conceitos que explicamos.Por isso,a coerência entre nossas palavras e nossas atitudes,nossa confiança na vida e nosso apreço pela cultura são essenciais.Assim evitamos desvios de comportamento e sempre desempenhamos um papel,e é melhor fazer isso conscientemente.

(Bruna e Lyse)

terça-feira, 23 de setembro de 2008

A avaliação no campo da educação



A questão da avaliação é algo complexo, pois há professores que utilizam para testar quem é o melhor.
As vezes acontece de o aluno ter conhecimento sobre o assunto e não saber aplicá-lo, muitos conceitos foram apresentados pelo
livro Ensaios Pedagógicos.Em sua introdução fala sobre a escola tradicional em que o que o aluno escrevia no papel correspondia
ao que ele era, não era avaliado seu comportamento e atitudes em sala de aula, assim como é feito na escola construtivista
em que o objetivo é construir o conhecimento do aluno.
Avaliar é atribuir valores, pode-se aprender principalmente coisas produtivas e valores que o aluno aplicará em seu cotidiano,
e não é preciso de um papel e caneta para se avaliar, o professor deve fugir do costume escolar inovando a cada dia mais.
Selecionar-> consiste em determinar o objetivo de cada tarefa, suas funções selecionam quais são as melhores formas de avaliação.
Diagnosticar-> seria analisar, observar quanto aos problemas e dificuldades do aluno ao realizar uma prova e buscar o motivo para isso.
Orientar-> Os pais e professores devem conduzir a criança.Os professores auxiliando na hora da prova para fazerem uma
prova com calma e segurança.Começar pelas questões mais fáceis para eles e controlar o tempo. Em casa com os pais tem o dever de
ajudar seus filhos no exercício até se tornarem independentes.
Antecipar->é a avaliação antecipadora em sua função reguladora,isto é, define as regras de um jogo que dá as coordenadas.
Certificar-> Consiste em comprovar que o aluno completou o curso, estando preparado para novas fases. Por exemplo, o médico precisa de um certificado para atuar.



(Bruna e Lyse)