

A inclusão é uma das tarefas mais árduas pelo qual as escolas vem passando. Incluir define atitudes como possibilitar a alunos com diferentes formas de aprendizado maneiras mais fáceis de assimilarem as matérias.
Mas como todo projeto tem seu lado negativo, o de inclusão erra quando dispõe a toda (ou quase toda) rede pública a estrutura necessária, porém não capacita corretamente seus profissionais para dispor aos alunos essa qualidade. Essas salas conhecidas como salas de recursos na maioria das vezes servem apenas como um local para que a criança "diferente" brinque.
Outro fator responsável pelos alunos com algum tipo de problema não permanecerem na escola regular é a exclusão dos próprios alunos que não se permitem o companherismo e a compreensão com aqueles que não tem o mesmo ritmo de aprendizado.
O objetivo da inclusão não é só escolar a sociedade também tem que desenvolver o hábito de não olhar diferente para aqueles que são classificados como diferentes. Na verdade todos nós sabemos que o mundo é cercado de diferenças e julgar uma pessoa por sua aparência costuma ser uma ignorância, pois todos temos o direito de mostrar quem realmente somos.
(Bruna e Lyse)