terça-feira, 22 de julho de 2008

Dever meu, seu, e de todos!



A inclusão é uma das tarefas mais árduas pelo qual as escolas vem passando. Incluir define atitudes como possibilitar a alunos com diferentes formas de aprendizado maneiras mais fáceis de assimilarem as matérias.
Mas como todo projeto tem seu lado negativo, o de inclusão erra quando dispõe a toda (ou quase toda) rede pública a estrutura necessária, porém não capacita corretamente seus profissionais para dispor aos alunos essa qualidade. Essas salas conhecidas como salas de recursos na maioria das vezes servem apenas como um local para que a criança "diferente" brinque.
Outro fator responsável pelos alunos com algum tipo de problema não permanecerem na escola regular é a exclusão dos próprios alunos que não se permitem o companherismo e a compreensão com aqueles que não tem o mesmo ritmo de aprendizado.
O objetivo da inclusão não é só escolar a sociedade também tem que desenvolver o hábito de não olhar diferente para aqueles que são classificados como diferentes. Na verdade todos nós sabemos que o mundo é cercado de diferenças e julgar uma pessoa por sua aparência costuma ser uma ignorância, pois todos temos o direito de mostrar quem realmente somos.
(Bruna e Lyse)

6 comentários:

André Uebe Mansur; Elizabeth Landim Gomes Siqueira; Liliana Azevedo Nogueira; Romeu da Silva e Neto; Simone Vasconcelos; Teresa Claudina de Oliveira Cunha; Vânia Machado Seabra Puglia; disse...

Parabéns!!!
Blog muito organizado!!
Procurems empre revisar a ortografia!!!
Avante!!
Façam comentários nos outros blogs e comentem no meu onde postei sobre o curso normal médio!!!
Um abraço!!!
Liliana

Didática do saber viver disse...

Concordo com vocês.
Vendo a foto da nossa turma
vejo que iremos sentir realmente muita falta de tudo.

;*

Rhayanne Rangel & Thamyris Francys disse...

A inclusão é um tema que hoje está sendo muito abordado,pois incluir é facil o dificil é você integrar o aluno no ambiente escolar!A fundamentação de vocês está ótima e a reflexão também.
Abraços

Rhayanne Rangel & Thamyris Francys disse...

A inclusão não é só escolar a sociedade também tem que desenvolver o hábito de não olhar diferente para aqueles que são classificados como diferentes. Na verdade todos nós sabemos que o mundo é cercado de diferenças e julgar uma pessoa por sua aparência costuma ser uma ignorância, pois todos temos o direito de mostrar quem realmente somos.

Didática do saber viver disse...

Incluir é dever de todos,mas devemos nos atentar para estarmos REALMENTE incluindo e não apenas colocando os alunos que tem necessidades especiais juntos de outros e dizer "pronto,fiz a minha parte",incluir significa dar assistência e permitir que o aluno se relacione com o âmbiente e com as pessoas ao seu redor.

Didática e inclusão disse...

A inclusão começa nos pequenos atos!
Muito interessante o blog e bem organizado!
Linda a foto!!!!
Parabéns!
Beijos
Larissa Azevedo e Livia Andretti