terça-feira, 23 de setembro de 2008

A avaliação no campo da educação



A questão da avaliação é algo complexo, pois há professores que utilizam para testar quem é o melhor.
As vezes acontece de o aluno ter conhecimento sobre o assunto e não saber aplicá-lo, muitos conceitos foram apresentados pelo
livro Ensaios Pedagógicos.Em sua introdução fala sobre a escola tradicional em que o que o aluno escrevia no papel correspondia
ao que ele era, não era avaliado seu comportamento e atitudes em sala de aula, assim como é feito na escola construtivista
em que o objetivo é construir o conhecimento do aluno.
Avaliar é atribuir valores, pode-se aprender principalmente coisas produtivas e valores que o aluno aplicará em seu cotidiano,
e não é preciso de um papel e caneta para se avaliar, o professor deve fugir do costume escolar inovando a cada dia mais.
Selecionar-> consiste em determinar o objetivo de cada tarefa, suas funções selecionam quais são as melhores formas de avaliação.
Diagnosticar-> seria analisar, observar quanto aos problemas e dificuldades do aluno ao realizar uma prova e buscar o motivo para isso.
Orientar-> Os pais e professores devem conduzir a criança.Os professores auxiliando na hora da prova para fazerem uma
prova com calma e segurança.Começar pelas questões mais fáceis para eles e controlar o tempo. Em casa com os pais tem o dever de
ajudar seus filhos no exercício até se tornarem independentes.
Antecipar->é a avaliação antecipadora em sua função reguladora,isto é, define as regras de um jogo que dá as coordenadas.
Certificar-> Consiste em comprovar que o aluno completou o curso, estando preparado para novas fases. Por exemplo, o médico precisa de um certificado para atuar.



(Bruna e Lyse)

4 comentários:

Rhayanne Rangel & Thamyris Francys disse...

Realmente a avaliação é muito importante para o professor e para o aluno,mais além do valor quantitativo que ela possui o professor também tem que buscar o valor qualitativo,em que busca a qualidade do ensino e como o aluno aprendeu!

Unknown disse...

Adorei a postagem, acredito que avaliação deve acontecer para aproximar o aluno da escola e dos professores. Logo uma avaliação que aconteça para colocar medo, insegurança, deve ser excluída da educação já que não implantará nada de contrutivo para os alunos de qualquer um que seja o segmento escolar.

Giulia e Romélia disse...

ótimo texto!
devemos, como educadoras, transmitir a avaliação como uma maneira mais dinâmica e interativa para o aluno.
by: Giulia e Rmomélia
beijos sucesso ;)

Josiele e Vanessa disse...

A postagem de vcs está realmente mt boa, pois esta falando sobre um problema q acontece em mts escolas, quando o professor quer testar qual é o melhor e o pior aluno através da avaliação e esse ñ é o método certo. Continue postando textos bons.
Bjs Josi e Vanessa.